Almas Místicas

quarta-feira, 9 de abril de 2008

FENG SHUI



Bom, vamos começar já a actualizar o nosso blog e ir enriquecê-lo aos poucos, porque não começar por explicar (de uma forma resumida), a quem não sabe, do que trata o Feng Shui.

O Feng (vento) Shui (água) é uma arte e ciência com cerca de três mil anos, que estuda a vida em harmonia com o ambiente. Desde há alguns anos, que cada vez mais pessoas do mundo ocidental vão conhecendo as artes e as ciências da China, pelo que o Feng Shui deixou de ser uma prática apreciada apenas pelos chineses. Apesar da sua popularidade crescente, muito poucos estão conscientes de que a origem do Feng Shui tem como base o taoísmo e está estritamente ligado á sua prática.


O Feng Shui tem uma história gloriosa para contar, sendo uma das mais antigas artes práticas. As suas origem recuam até aos Xamanes da Antiga China. Adivinhos, mestres taoístas e sábios contribuíram para o seu desenvolvimento. Actualmente, o Feng Shui é considerado uma das cinco maiores artes práticas do Taoísmo, sendo também conhecida como uma ciência sistemática.


A filosofia chinesadefende que todos os elementos do nosso mundo regido pelo tempo e pelo espaço são compostos por energia. Diferenciam-se apenas no grau de vibração da energia. A energia é a substância que está na base de tudo e envolve-nos permanentemente e por toda a parte. Cada objecto e cada coisa irradia e produz a sua propria energia, tanto positiva como negativa. No nosso ambiente pessoal, no qual nos movemos diariamente, sentados à secretária, na sala ou no quarto, tudo está enriquecido de formas, cores e muitos materiais diferentes. A combinação destes elementos, em sitonia com o respectivo lugar, podem influenciar de forma benéfica o nosso bem-estar.

Contudo, o papel mais importante é desempenhado pelo Chi, a energia etéria que envolve todas as coisas, objectos, formas naturais e fabricadas. Nesta harmonia da totalidade, para aperfeiçoar e harmonizar as áreas da nossa vida, o Chi deve fluir de dentro para fora e de fora para dentro. Um fluir harmonioso da energia Chi pode alterar a nossa vida de forma positivae, com tempo, aprendemos a influenciá-lo.


Numa casa ou numa divisão, determinadas características correspondem a cada área. Se numa divisão tiver, por exemplo, muitos cantos, pode faltar espaço. Se faltar uma parte da divisão, esta pode ser compensada energicamente com plantas, quadros, espelhos, cristais, candeeiros ou espanta-espíritos. As energias negativas em pontos críticos, são dispersadasatravés de objectos rotativos, como espirais, objectos móveis ou ventiladores. Com espanta-espíritos e sinos sobre as portas e árvores, obtém-se uma atmosfera harmónica de encantar, porque a energia flui correctamente. A delicada energia Chi deve poder circular á vontade num espaço, para que o Chi positivo possa harmonizar o ambiente e a vida.


Os cinco elementos são, igualmente, componentes importantes dos ensinamentos do feng Shui. Estes resultam, através da sua Natureza e do seu equilíbrio de forças, num círculo em que uns elementos condicionam ou apoiam os outros ou ainda os mantêm dentro dos limites.

Espero ter elucidado com este pequeno resumo sobre o Feng Shui. Mais á frente, teremos uma especialista no assunto para nos ajudar e aconcelhar. Até lá, podem colocar as vossas duvidas.


Jinhos e mimos



Sem comentários: